O MELHOR DESTINO?
Na madrugada de “O Dia Claro” da Libia, desde o dia 17 deste mês de Julho de 2011 que a cidade de Bengazi apresenta a “Exposição dos crimes de Kadhafi”, um dos últimos ditadores de carne e osso, onde a efígie do ditador em tamanho natural é exibida dentro de uma gaiola.
No ano de1966 em Lisboa, a Prelo Editora publicou o meu primeiro livro, uma novela com o título “A Execução”, cuja capa eu próprio executei em caracteres tipográficos. É a história simples de um forasteiro que desembarca numa cidade, na altura em que se desencadeia uma revolução popular contra o ditador local. Numa altura em que se encontrava nas imediações do palácio, reconhece a figura do ditador em fuga e com a promessa de o salvar consegue captura-lo e acaba por o encerrar numa velha jaula de ursos de um circo.
Para denunciar a fraude do poder pessoal, passeia-o pelo interior do país, pelas estradas e aldeias, expondo-o às populações que acorriam festivamente à sua passagem para o verem e para o insultarem.
Uma gaiola é um bom destino para ditadores. Mas não podemos contar mais com isso. A actual ditadura que abrange o planeta é abstracta e os seus agentes inacessíveis.
Temos de encontrar outros meios para pôr fim à DITADURA DOS AGIOTAS e prosseguir o caminho para “O Dia Claro”.
Lisboa, 28 de Julho de 2011